Risco de Crédito
O risco de crédito encontra-se associado às perdas e ao grau de incerteza quanto à capacidade de um cliente / contraparte em cumprir as suas obrigações.
ESTRUTURA DO CONTROLE DE RISCO DE CRÉDITO
A Gestão do Risco de Crédito é feita por unidade independente das áreas de negócios do BCG Brasil, subordinada ao Diretor de Riscos – estatutário, e alinhada com os princípios, práticas e políticas adotadas pela matriz. A garantia de uma participação ativa da Alta Administração nos temas relativos à Risco de Crédito se dá através de:
Relatórios mensais de Risco de Crédito;
Comitês de Crédito semanais para avaliação de propostas de Crédito;
Reuniões do Conselho de Administração.
Os principais intervenientes / contribuidores na atividade diária de gestão de crédito são:
Analistas de crédito: responsáveis pelas análises de crédito, obtendo através dos clientes, da área de negócios ou através de pesquisas as informações necessárias para preparação dos dossiês de crédito;
Área de negócios: responsável pela prospecção de clientes, formalização de propostas de crédito;
Gestor de Risco de Crédito: responsável pelo parecer de crédito, discussão das estruturas propostas, discussão dos dossiês – formato, conteúdo, análise.
Adicionalmente a área de Risco de Crédito tem como funções:
Garantir que a política de crédito esteja atualizada e seja aplicada;
Controlar as exposições de crédito, garantindo aderência aos limites aprovados e as exigências dos órgãos reguladores;
Garantir que as revisões de crédito sejam realizadas nos prazos determinados pela legislação, pelos normativos internos ou sempre que um evento possa impactar de forma material a qualidade de crédito da carteira do banco;
Alertar o Comitê de Crédito sobre eventos que possam impactar o risco de crédito do Banco.
PRINCÍPIOS GERAIS DE RISCO DE CRÉDITO
A área de Risco de Crédito e seus analistas são independentes das áreas de negócios;
Todas as decisões de crédito são formalizadas em Atas, assinadas pelos membros do Comitê de Crédito, sendo obrigatória a presença / assinatura de dois diretores executivos do banco;
Casos mais simples podem ser aprovados sem a realização do Comitê de Crédito mas com a aprovação dos membros votantes;
Nos casos de risco fora dos poderes locais, a Ata de Reunião e o Dossiê de Crédito são enviados para o Comitê Responsável em Portugal, para análise e aprovação.
As alçadas de crédito são concedidas em Portugal, através das “Cartas de Delegação de Crédito”. No Brasil, somente o Diretor Presidente em conjunto com os Representantes de Risco de Crédito possuem alçada de delegação de crédito.
Negócios especiais ou diferenciados devem envolver os especialistas em suas respectivas áreas que irão prover o apoio técnico necessário ao negócio.
A decisão final em relação ao rating de crédito e à taxa de recuperação do crédito concedido pertence à Diretoria de Risco de Crédito.
O processo de crédito não se encerra com a aprovação de uma operação ou limite de crédito. Os limites concedidos, bem como as operações desembolsadas devem ser monitoradas durante todo o tempo de sua vigência, sendo responsabilidade da Área de Crédito o acompanhamento das aprovações de crédito. apontar os excessos e / ou irregularidades se ocorrerem.