GOVERNANÇA cORPORATIVA
O Banco Caixa Geral - Brasil possui uma estrutura de governança corporativa que estabelece fóruns colegiados, formalmente organizados, para o acompanhamento e tomada de decisões dos vários aspectos inerentes à gestão e controle do Banco para assuntos relacionados ao gerenciamento de riscos.
Possui também estrutura segregada de gerenciamento de riscos de mercado, operacional, crédito, liquidez, auditoria interna, controles internos e compliance. O BCG-Brasil vem aperfeiçoando, a cada dia, seu sistema de gestão, com o objetivo de estar sempre em linha com as melhores práticas.
A abordagem para gestão de riscos compreende a adoção de instrumentos que permitem a consolidação e controle dos riscos relevantes incorridos pelo Banco. Esta abordagem tem por objetivo organizar o processo decisório e definir os mecanismos de controle dos níveis de risco aceitáveis e compatíveis com o volume de capital disponível, em linha com a estratégia de negócio adotada.
A consolidação dos riscos abrange todas as exposições relevantes inerentes às linhas de negócio do Banco, agrupados nas seguintes categorias de riscos: de mercado, de liquidez, de crédito e operacional. Esta consolidação é feita através de processo estruturado que compreende o mapeamento, a apuração e a totalização dos valores em risco.
Os níveis de exposição a riscos são monitorados por meio de uma estrutura de limites, que são incorporados nas atividades diárias do Banco, através de um processo organizado de gestão e de controle, que atribui responsabilidades funcionais às áreas envolvidas. O envolvimento da Alta Administração se dá em vários níveis, desde o acompanhamento da evolução das exposições até o estabelecimento e execução das ações necessárias à mitigação dos riscos.